MARCAR CONSULTA      213 932 810
PT   |   EN

MARCAR CONSULTA        GERAL@CLINICAIN.PT        213 932 810      -      PT   |   EN                             

    IN - Ibérico Nogueira

    Bioestimulação com Plasma Rico em Factores de Crescimento

    O termo bioestimulação, em Medicina Estética, refere-se ao conjunto de procedimentos para activar biologicamente as células da pele e desta forma estimular a produção de colagénio tipo III, elastina e ácido hialurónico a partir dos seus precursores que são a prolina, lisina e glucosamina.

    Uma das técnicas de bioestimulaçao mais destacadas actualmente é a utilização de plasma rico em plaquetas ou plasma rico em factores de crescimento (PRFC).

    A primeira utilização de factores de crescimento foi efectuada pelo Dr. Eduardo Anitua para realização de implantes bucais e teve um resultado excelente. Desde então tem sido aplicada em redor dos implantes dentários para regeneração do tecido ósseo (e reduzir, assim, o seu tempo de consolidação) e, também, após uma extracção dentária para que a sua cicatrização seja muito rápida.

    Pouco depois, a sua utilização transcendeu a outras áreas da Medicina desde a traumatologia e medicina desportiva onde pode acelerar a recuperação de um atleta.

    O plasma rico em factores de crescimento (PRFC), passou depois a ser também utilizado na medicina estética, cirurgia plástica, oftalmologia, medicina vascular e outras especialidades cirúrgicas com o objectivo de reparar com maior eficácia os tecidos danificados pela cirurgia.

    Juventude Facial

    O plasma rico em factores de crescimento (PRFC), é um dos procedimentos utilizados no rejuvenescimento da pele uma vez que estimula a produção de colagénio tipo III, elastina e ácido hialurónico. Permite melhorar o aspecto da pele, aumentar a sua firmeza e luminosidade, de forma segura.

    Esta técnica consiste em extrair um pequeno volume de sangue, introduzi-lo em tubos com citrato de sódio para evitar a sua coagulação, centrifugar para que o sangue se separe nas suas diferentes fracções plasmáticas e de seguida utiliza-se a fracção mais rica em factores de crescimento para efectuar a estimulação biológica na pele.

    A bioestimulação permite o aumento da tonicidade da pele, tratamento das rugas finas na face e uma melhoria do estado geral do rosto.

    Recomenda-se a associação com mesoterapia da face com “vitaminas” e radiofrequência.

    Como actua?

    O tratamento é natural e fisiológico pois utiliza as próprias proteínas do organismo, que são seleccionadas e concentradas para que repararem os danos produzidos pelo passar do tempo.

    Como se trata de um produto do próprio paciente não há riscos de alergias ou intolerâncias.

    As plaquetas libertam os factores de crescimento que são responsáveis pela estimulação da regeneração celular, por aumentar formação de novos vasos sanguíneos e produção de novo tecido. A grossura da pele aumenta devolvendo elasticidade e firmeza.

    Este tratamento tanto pode ser preventivo numa pele jovem como regenerador quando se trata de uma pele envelhecida.
    Actualmente, também é aplicado ao nível capilar de forma a travar a queda de cabelo. A sua aplicação permite o aparecimento de novos vasos imprescindíveis para estimular o crescimento de cabelo novo.

    O procedimento

    Após a limpeza da pele, aplica-se um creme anestésico. Realiza-se a extracção de um pequeno volume de sangue do paciente para centrifugação e obtenção de plasma rico em plaquetas Após activação e preparação aplica-se através de múltiplas punções com uma agulha muito fina de acordo com a técnica de mesoterapia. O tratamento é efectuado no gabinete de consulta de forma ambulatória.

    Resultados

    Os resultados são apreciados logo na primeira semana de tratamento e tem um efeito máximo aos 20 dias.

    A aplicação de “vitaminas” por mesoterapia por volta do 20º dia permite uma optimização dos resultados.

    Não apresenta contra-indicações. Não provoca alergias, nem reacções em forma de nódulos ou granulomas porque se trata do plasma da própria paciente

    Duração do tratamento

    O número de sessões depende do diagnóstico realizado na primeira consulta, na qual se verifica o “ estado” da pele. Habitualmente, o plano de tratamento consiste em 2 sessões com intervalo de 6 meses, sendo aconselhável aplicação de “vitaminas” por mesoterapia no seu intervalo, assim como radiofrequência para optimizar e prolongar os seus resultados.

    Desde a extracção do sangue até à finalização da consulta pode decorrer uma hora no máximo.

    Muito raramente surgem hematomas ou vermelhidão.

    Advertências

    É de extrema importância a forma de obtenção e a manipulação do produto, pelo que este procedimento deve ser efectuado com todas as condições de assepsia e por pessoal especializado.
    Para garantia do sucesso é crucial uma avaliação médica e analítica de forma a corrigir e optimizar a qualidade do produto.

    © 2018 Clínica Ibérico Nogueira | Todos os Direitos Reservados. | Política de Privacidade e Cookies