MARCAR CONSULTA      213 932 810
PT   |   EN

MARCAR CONSULTA        GERAL@CLINICAIN.PT        213 932 810      -      PT   |   EN                             


    Psicologia

    Consulta de Psicologia
    Drº Nuno Henriques
    Só é possível ensinar alguém a Amar, amando-a. (Goethe)

    Drº Nuno Henriques nascido em Lisboa completou a sua educação básica nos Salesianos de Lisboa e mais tarde realizou a sua licenciatura e mestrado em Psicologia no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, onde foi convidado a integrar a Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e da Educação, e paralelamente durante a realização do seu Mestrado, docente no Ispa na cadeira de Métodos de Investigação do 4º ano do curso de Psicologia.

    Numa sequência natural iniciou a sua práctica clinica privada em 2003 desenvolvendo um percurso centrado na Psicologia Construtivista e Relacional de inspiração dinâmica.

    Perspectiva e defende então que a consulta de psicologia, a análise, a terapia serve para aprofundar o auto-conhecimento, como também para aprofundar o conhecimento do outro (os outros) e, sobretudo, das relações não só interpessoais mas essencialmente intersubjectivas.

    Com a consulta de Psicologia aborda o conhecimento principalmente emocional do intra e do intersubjectivo que faz depender a possibilidade e resulta a efectividade de transformação, eminentemente da transformação da relação de objecto interna, do modelo relacional interno, chave suporte do relacionamento implícito partilhado, seja ele de comunhão identitária ou de complementaridade.

    Ou seja, a abordagem emerge do facto de o ser humano Ser a relação que oferece aos outros. ou seja, conhecemos alguém pela relação que esse alguém estabelece connosco e pelo tipo de relação que nos suscita.

    Só a vivência emocional e partilhada transporta vida e implica criação. A criação é uma obra a dois, em par, em relação, quando menos uma obra de um para o outro.

    Por tal, a consulta de Psicologia aborda tradicionalmente, e bem, a experiência traumática de rotura relacional , a perda ou a ameaça que se transforma em angústia que pode ser mesmo patogénica, ou seja, criadora de mau-estar e falta de entusiasmo e fascínio pelo quotidiano.

    Mas acentuamos que da perda ou angústia, do mau estar ou depressividade e ou ansiedade, a consulta de psicologia trabalha e promove o reencontro e a reconquista de uma pré-concepção de oportunidade a aproveitar para um novo investimento, para uma nova mudança sanígena, ou seja, um movimento de criação de bem-estar e felicidade.

    Deste modo, a consulta de psicologia serve para qualquer momento da vida, facilitando o empossamento da capacidade de autonomia em direcção ao desconhecido e ao novo: em que se predomina o medo (e consequente fuga) ou o fascínio (e sequente conquista).

    A consulta de psicologia é então um movimento pessoal onde você poderá criar aquilo que não foi mas poderia ter sido, ou seja, um novo nascimento, do foro psicológico. Ou seja, um novo e diferente nascimento pessoal na relação e para a relação, bem entendido como o momento da nova e outra relação, iniciada e desenvolvida no seio da relação terapêutica, e progressivamente transferida para o sistema de relações da vida diária do consultando.

    Portanto a consulta de psicologia permite e promove uma conquista na relação analítica e terapêutica, a qual é transferida e transportada para a vida quotidiana do analisando.

    Em suma, a consulta de psicologia não serve somente para casos de crise e de doença mental, mas sobretudo para promover uma retoma do desenvolvimento com autonomia numa relação sanígena, expansiva e criadora que lhe permite pensar, tomar consciência, reflectir e sobretudo potenciar o seu novo e original Eu em harmonia com os outros e com o mundo que o e a rodeia na sua própria criação do seu pessoal desafio pelo futuro.

    © 2018 Clínica Ibérico Nogueira | Todos os Direitos Reservados. | Política de Privacidade e Cookies