A geração Millennials e os tratamentos estéticos

Os tratamentos de medicina estética estão a tornar-se cada vez mais sofisticados e diversificados. A “normalização” destes procedimentos estéticos - amplamente impulsionada pela cultura de celebridades e pelas redes sociais - deu origem a uma nova geração de jovens – os millennials – curiosos, pesquisadores nos motores de busca, nas redes sociais  e com muita “sede” de experimentar o que há de novo no mundo da estética.  Querem tratamentos simples, eficazes e de rápida recuperação como, por exemplo, os “relaxantes musculares”- como o Botox - o preenchimento de lábios e bochechas com ácido hialurónico, o adelgaçamento da face através das bichectomia e até a rinoplastia não cirúrgica – rinomodelação.

De acordo com um relatório da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética (ASAPS), o crescimento de procedimentos estéticos não cirúrgicos está a ultrapassar rapidamente o dos procedimentos cirúrgicos. Os tratamentos injetáveis aumentaram 10% no ano passado, com mais de 7 milhões de procedimentos realizados só nos EUA. E enquanto a população de 35 a 50 anos eram o maior consumidor de injetáveis, o uso entre as pessoas de 19 a 35 anos aumentou 30,7%. Prevê-se que continue a crescer a uma taxa anual de 10,4% até 2023.
Muitos pacientes consideram tratamentos estéticos não cirúrgicos como parte da rotina, como fazem com uma ida ao cabeleireiro.
A geração millennials pode ser identificada com as Kardashians, pesquisas na internet, no Snapchat e no Instagram. E percebem que estes procedimentos não são assustadores e que trazem bons resultados.


BOTOX – TOXINA BOTULÍNICA

A toxina botulínica, vulgo “botox”, é uma substância que quando corretamente utilizada tem um efeito espetacular no tratamento de rugas de expressão.

Esta toxina, quando injetada nos pontos estratégicos dos músculos, que provocam as rugas/rídulas, desencadeiam um relaxamento muscular temporário atenuando o seu aparecimento.


TRATAMENTO DE LÁBIOS

De forma a melhorar esteticamente o lábio poderá ser necessário reforçar o contorno, aumentar o volume e/ou projetar o lábio. Para tal são utilizados produtos de preenchimento, nomeadamente o ácido hialurónico, que permitem modular o lábio ou repor volumes que se vão perdendo com a idade.
Frequentemente apenas é necessário “hidratar” e melhorar a textura do lábio com ácido hialurónico específico para este fim.


RINOPLASTIAS NÃO CIRÚRGICAS – rinomodelação

É através da aplicação de fillers, como ácido hialurónico, que o médico conseguirá modelar o nariz para corrigir pequenas imperfeições.


BICHECTOMIA

Procedimento cirúrgico simples realizado, na generalidade das vezes, para adelgar a face e torná-la mais fina, livre de bochechas redondas e salientes.
Esta técnica pode efectuar-se sob anestesia local e consiste na remoção das bolas adiposas de Bichat que se encontram nas bochechas.