Os padrões históricos sugerem que damos cada vez menos importância ao sono. Por outro lado, um crescente corpo de investigadores científicos está a criar ligações entre os nossos maus hábitos de sono e uma enorme quantidade de problemas de saúde física e psicológica.

Stress, burnout, depressão, ansiedade, são alguns dos problemas que muitos terão de enfrentar se não obterem de uma noite de sono o máximo absoluto de recuperação física e mental. 

Para um sono mais inteligente deve treinar o seu sono. Ao manter um horário regular o seu corpo irá produzir melatonina e hormonas para despertar à mesma hora. Adormecer e acordar será menos cansativo até nas semanas mais agitadas e exigentes.  Por outro lado, saia de casa para acertar o seu relógio biológico pela luz do dia e não pela luz artificial. 

Outra dica passa por pensar no sono em termo de ciclos de 90 minutos e não de horas. Isto é: não se trata de quantidade mas qualidade. Para uma pessoa média, o ideal será dormir 35 ciclos por semana. Entre 28 (seis horas por noite) e 30 também é adequado. O objetivo? Conseguir dormir o seu tempo de sono ideal pelo menos quatro vezes por semana.