A aplicação de ácido hialurónico é uma das técnicas de rejuvenescimento facial mais divulgados nos diferentes meios de comunicação. Em quase todas as informações/divulgações a palavra chave é “rejuvenescer”. Mas rejuvenescer bem e em segurança não é tão simples como se pensa e requer estudo, conhecimento e experiência.Para garantir a naturalidade e eficácia de um tratamento com ácido hialurónico (denominados “fillers”) é necessário conhecer bem a fisionomia da face e compreender o seu “backstage”.

Todos sabemos que à medida que envelhecemos a nossa face perde volume ao nível do osso, gordura e músculo. Esta perda de volume facilita a “queda” da pele e ocasiona um aspecto mais envelhecido, uma aparência cansada ou triste. O segredo está em saber utilizar os diferentes tipos de ácido hialurónico para os diferentes “prolemas” apresentados, definindo um plano de tratamento. Para se definir um plano de tratamento é necessária consulta médica, pois o tratamento é personalizado e adaptado à necessidade de cada rosto.

Na avaliação do rosto existem vários parâmetros a considerar e pode haver diferentes objectivos, nomeadamente:

- repor o volume perdido ao longo do tempo – MD Codes;

- optimizar a qualidade da pele (ex: luminosidade) – “Skinbooster”;

- preenchimento de rugas;

- aumento de volume (ex: lábios, maçãs do rosto, ...).

A reposição do volume que se vai perdendo ao longo dos anos é possível através da colocação de ácido hialurónico em pontos estratégicos – os chamados MD Codes.

Os MD Codes são pontos de injecção estudados para aplicar ácido hialurónico na face, baseados na fisiologia do envelhecimento. Esta técnica permite saber exactamente onde deve ser reposto o volume que se perde com a idade e assim suavizar os efeitos do envelhecimento. É muito mais natural do que apenas tratar rugas e sulcos. A aplicação faz-se nos pontos de suporte da pele, garantido o sucesso do tratamento: rugas suavizadas, aumento da tenacidade da pele e aspecto natural.

O efeito é imediato e não necessita de anestesia. Como não tem tempo de recuperação, é possível continuar a fazer as actividades do seu dia-a-dia sem existir percepção de que fez um tratamento.

O efeito tem duração de 18 a 24 meses. É um processo rápido, simples e seguro.

Para além da perda de volume e da flacidez, pode ser necessário optimizar a qualidade da pele na sua luminosidade. Este aspecto confere um ar saudável. Os tratamentos “skinbooster” com ácido hialurónico são excelentes opções para a saúde da pele.

O ácido hialuronico também pode ser utilizado com outros objectivos que podem não estar relacionados com o envelhecimento. Algumas das aplicações mais frequentes são elevação das sobrancelhas, o aumento do volume dos lábios, maças do rosto, preenchimento do lóbulo da orelha, remodelação do nariz, grandes lábios e monte púbico da vulva na mulher.

Também é usado frequentemente para hidratação dos lábios que garante um efeito muito natural. Neste processo são utilizados ácidos hialurónicos de muito baixa densidade.

O mesmo ácido hiaurónico de baixa densidade tem efeitos surpreendentes no preenchimento natural nas costas das mãos.

Drª Mariana Morais/Clínica Ibérico Nogueira

Av. Torre de Belém 17, 1400-342 Lisboa

21 393 2810