Segundo a Harvard Medical School, mais de 200 mil rinoplastias foram concluídas no último ano só nos Estados Unidos. Por motivos estéticos ou para melhorar a qualidade da respiração, a verdade é que a rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais comuns em todo o mundo - especialmente para mulheres acima dos 30 anos de idade, que procuram corrigir a harmonia do seu rosto.

Mas quando alguém pondera submeter-se a uma rinoplastia o grande obstáculo é essencialmente o processo de recuperação. Será que é doloroso? E pior, será que é demorado? Quanto tempo demorarei a recuperar de uma rinoplastia e a poder voltar ao trabalho e à vida ativa? Quanto tempo demorarei a poder observar o resultado final?

É sobre o processo de recuperação da rinoplastia que nos vamos debruçar ao longo deste artigo, da forma mais ampla e intensiva possível.



Cronologia da recuperação de uma rinoplastia

O tempo de recuperação de uma rinoplastia varia de paciente para paciente, de acordo com a experiência do cirurgião e o grau de complexidade da intervenção. Ainda assim e de uma forma geral, o período de recuperação pode ser dividido nas seguintes etapas:

Final da primeira semana

A tala é removida do seu nariz e já pode sair a público.

É natural que existam, na zona da face, em redor os olhos, alguns edemas que desaparecerão no espaço de poucas semanas. Mas, no essencial, as suas rotinas diárias poderão ser retomadas calma e gradualmente - com exceção feita para a prática desportiva.

Nas duas primeiras semanas o ideal será  dormir com a barriga para cima e sozinho/a, se possível - de forma a evitar qualquer tipo de contato involuntário traumático durante o sono, que possa pôr em risco o processo de consolidação da eventual fractura que tenha  sido efectuada no decorrer do acto cirúrgico.

Poderá voltar a conduzir, embora seja recomendável evitar distâncias longas e estradas  acidentadas.

Final da segunda semana

A maior parte dos inchaços, edemas e/ou equimoses terá desaparecido ou diminuído consideravelmente. É natural que comece a regressar a confiança para estar em público, embora o seu nariz ainda não esteja sua versão final.

Final da terceira/quarta semana

Com uma atitude responsável e vigilante, poderá retomar atividades físicas como a corrida, a natação e o ciclismo. Poderá voltar a conduzir o seu automóvel sem qualquer tipo de limitação. Recuperar todo o tipo de práticas sexuais. E poderá voltar a posicionar-se em função do seu conforto, durante os períodos de sono.

Final da sexta semana

Nesta fase, por norma, é seguro voltar aos treinos de resistência no ginásio - que envolvam, por exemplo, o levantamento de pesos. Os ossos da face estabilizaram e o uso de óculos deixa de ser uma ameaça ao processo de recuperação. Poderá voltar a assoar-se sem qualquer tipo de limitação.

3 a 6 meses depois

As sensações anormais como a insensibilidade ou desconforto, próprias de uma zona cirurgicamente intervencionada, deverão ter desaparecido por completo. A versão final do seu nariz deverá ser observável. E qualquer sensação anormal na pele ou vestígio da cicatrização deverá estar propriamente sarado e oculto.

1 ano depois

O processo de cicatrização está completo. O forma do seu nariz está totalmente redefinida e não deve alterar-se a partir daqui. A sua vida deverá correr normalmente e sem qualquer tipo de limitação ou desconforto. 


© Clínica Ibérico Nogueira - Todos os Direitos Reservados


Dicas para acelerar a recuperação de uma rinoplastia

Ainda que o processo de recuperação de uma rinoplastia não seja particularmente atribulado, é natural que o paciente procure recuperar as suas rotinas pessoais e profissionais o mais depressa possível. Para que obtenha melhores resultados, para além de atender às recomendações dadas pelo seu cirurgião antes da intervenção, deverá seguir a lista de recomendações elencadas na lista abaixo. 

1 - Siga as instruções do seu cirurgião (nunca é demais repetir)

É natural que se informe o melhor possível, antes de se submeter a uma intervenção cirúrgica. E que leia artigos, em blogues, revistas e jornais. Que peça opiniões a amigo/as. Que leia recomendações de outros pacientes ou que consulte testemunhos em formato vídeo, no YouTube. Mas ninguém estará tão bem preparado para aconselhá-lo/a como o seu cirurgião.

Após a intervenção, o seu cirurgião e equipa de enfermagem estarão disponíveis, a qualquer altura para ajudar a esclarecer qualquer dúvida ou solucionar qualquer desconforto que sinta. Para orientá-lo/a, no sentido de uma recuperação rápida e confortável.

Vai receber instruções sobre que remédios tomar. Como cuidar da zona intervencionada. Como evitar infeções e ultrapassar possíveis edemas. Finalmente, serão agendadas consultas de monitorização do seu processo de recuperação, já na clínica, junto do seu cirurgião. Nunca estará sozinho/a. Não decida por iniciativa própria nem assuma a responsabilidade do seu processo de recuperação.

2 - Mantenha a sua cabeça mais elevada que o tronco durante o sono 

É aconselhável dormir de barriga para cima nos primeiros 15 dias. Se não conseguir, poderá dormir de lado com o apoio de uma almofada muito mole. É que dormir de lado envolve o risco de deslocar os ossos do nariz que estarão frágeis durante este período. E utilize mais do que uma almofada, de forma a manter a cabeça um pouco mais elevada que o corpo; isto vai contribuir para reduzir o edema nasal.

Se é uma pessoa que se mexe bastante durante a noite, aconselhamos a utilização de uma almofada de viagem ou de toalhas enroladas que possam suster, com maior firmeza, a posição do seu pescoço durante o sono.

3 - Utilize compressas frias após a cirurgia

Se este conselho não interferir com as indicações específicas do seu cirurgião, considere utilizar compressas frias durante as 72 horas que sucedem o procedimento cirúrgico, de forma a reduzir possíveis inchaços. 

Caso siga esta conselho, recomendamos vivamente que afaste as compressas da zona do nariz e que as posicione na zona das bochechas, lenta e cuidadosamente, de forma a evitar o deslocamento involuntário de ossos ou cartilagens. 

4 - Não assoe o seu nariz

A sensação de congestionamento nasal é normal após uma rinoplastia. Acontece na sequência do inchaço nos tecidos nasais. Habitualmente dura algumas semanas.

Nos primeiros dias após a rinoplastia, a mucosa nasal pode sangrar com facilidade e o assoar-se pode desencadear uma hemorragia.
Se o desconforto atingir uma escala incomportável, fale com o seu cirurgião no sentido de lhe ser receitado um spray que possa ajudar a diminuir o inchaço nos tecidos nasais.

Em relação ao espirro, mais difícil de controlar, procure fazê-lo pela boca em vez de espirrar pelo nariz. Mesmo que não lhe seja uma reação natural e mesmo que não seja a forma mais higiénica de o fazer, continua a ser melhor para evitar hemorragias.

5 - Evite fumar

Uma das recomendações mais comuns entre cirurgiões de qualquer especialidade é que suspenda o consumo de tabaco: durante pelo menos quatro semanas antes da intervenção e durante as semanas as primeiras semanas após a sua cirurgia. E não apenas evitar fumar como evitar o fumo passivo.

A nicotina presente nos produtos tabágicos atrasa o processo de recuperação dos tecidos, prejudica o fluxo sanguíneo e, no geral, dificulta as capacidades de regeneração do seu corpo. Por essa razão, dê tempo ao seu corpo para se libertar da nicotina armazenada e procure não acumular novas reservas de nicotina, depois do procedimento terminar.

6 - Mantenha-se longe de temperaturas altas

É verdade que, durante o processo de recuperação de uma intervenção cirúrgica, poderá encontrar algum conforto em duches quentes, tigelas de sopa, café ou chá e até saunas relaxantes. Todavia desaconselhamos vivamente que se afaste destes prazeres e que, tanto quanto possível, se mantenha em contato com superfícies e ambientes frios durante as primeiras semanas de recuperação.

O calor te um efeito vasodilatador nos vasos sanguíneos que faz com que as áreas operadas inchem mais. Por essa razão, uma dieta rica em alimentos frios ou à temperatura ambiente e um período de duches mornos poderá contribuir para uma mais rapidez na recuperação do seu nariz.

7 - Evite usar óculos

Óculos de sol, óculos de leitura ou até graduados: evite colocar qualquer tipo de pressão sobre o seu nariz, durante as primeiras semanas de recuperação.

Cuidado: tensão sobre a área intervencionada poderá gerar novos edemas, inchaços ou, em casos extremos, obrigar a uma cirurgia de revisão no futuro. Preserve ao máximo a zona do nariz. Recomece a utilizar óculos apenas e só quando o seu cirurgião o indicar. E até lá, opte por lentes de contato graduadas se necessário.

Por motivos de saúde, alguns pacientes estão impedidos de utilizar lentes de contato e precisam dos seus óculos graduados. De outra forma, não poderão contornar os seus problemas de visão e correm o risco de tropeçar ou chocar contra zonas da casa - o que logicamente será mais prejudicial do que a pressão exercida pela armação dos óculos. Se for o seu caso, utilize as armações mais leves possíveis e apenas quando e se estritamente necessário.

8 - Mantenha-se afastado/a do excesso de sol

Proteger a pele contra a exposição excessiva ao sol é, por norma, um conselho sensato. Mas esse cuidado é especialmente importante após qualquer tipo de cirurgia plástica, especialmente uma rinoplastia.

Os problemas relacionados com o aumento de inchaços, descritos no ponto 6 deste capítulo, também se aplicam quando a fonte de calor é a luz solar. E mais grave do que atrasar a sua recuperação é poder afectar o processo de cicatrização quando durante a rinoplastia forem utilizadas incisões externas cujas cicatrizes podem escurecer com os raios ultra-violetas. E esta consequência poderá impedir que as marcas da cirurgia desapareçam por completo. Não negligencie este fator.

9 - Mantenha uma dieta saudável

Fornecer ao corpo os nutrientes certos durante o processo de recuperação de uma rinoplastia é fundamental para garantir a correta reconstrução dos tecidos na área intervencionada.

Vamos pensar nas proteínas. Este nutriente funciona como um bloco de construção essencial para a pele, músculos, cartilagem ou sangue. Assim, uma dieta rica em proteínas - como carne, peixe, ovos ou alguns tipos de iogurte - ajudará o corpo a reconstruir o tecido danificado, no interior e em redor do seu nariz. Importante: para um cálculo rigoroso das quantidades de cada nutriente que deve ingerir diariamente, recomendamos que consulte o seu nutricionista.

Mas nem só de proteína depende a sua recuperação. Por exemplo: a vitamina C, para além de cultivar o sistema imunitário, desempenha um papel importante na regeneração do colagénio - uma proteína responsável pela conexão do tecido da pele. Frutas cítricas, bróculos ou até couve de bruxelas poderão ser excelentes fontes de vitamina C.

Outros nutrientes poderão ser um contributo fundamental para acelerar o seu processo de recuperação. Mas é importante sublinhar que a forma como se alimenta e descansa têm, invariavelmente, um papel central e ativo nesta jornada.

10 - Evite exercício físico de alta intensidade

Sim: o exercício físico contribui para a normalização dos níveis de stress, para um aumento da sensação de felicidade, para a resistência psicológica às condicionantes do processo de recuperação de uma cirurgia e, no essencial, para a auto-confiança, saúde e resiliência do paciente. E sim: por norma o exercício física deve integrar a sua rotina, salvo algum constrangimento identificado pelo seu médico ou cirurgião.

De qualquer forma, tenha em mente que durante as primeiras 6 semanas após a cirurgia os tecidos nasais, ossos, cartilagens, pele e mucosas, estarão em processo de cicatrização. E que mesmo os movimentos aparentemente inofensivos - como alongamentos ou pequenas inclinações - poderão levar ao aumento do fluxo da sua respiração, contribuir para um maior afluxo sanguíneo na zona intervencionada e contribuir assim para o aumento do inchaço nasal.

Por outro lado, tenha em mente que um acidente em contexto de ginásio ou desporto coletivo poderá atingir um nível de intensidade maior do que um simples acidente doméstico. Os acidentes acontecem. Mas está nas suas mãos diminuir a probabilidade de atrasar o seu processo de recuperação.


© Clínica Ibérico Nogueira - Todos os Direitos Reservados

Mitos do processo de recuperação de uma rinoplastia

1 - O mito da dor

A maioria das pessoas ficará surpreendia ao descobrir que uma rinoplastia é uma cirurgia praticamente indolor. Pergunte a quem já fez. Uma hora ou duas após a intervenção, o paciente encontra-se pronto a regressar a casa, devidamente acompanhado. Impressionante não é?

2 - O mito das hemorragias

O imaginário que temos de um paciente que se sujeita a uma rinoplastia, com hemorragias constantes, é absolutamente falso para a maioria dos casos. O sangramento que geralmente ocorre cessa no final da intervenção.

E apesar de surgirem outros corrimentos naturais, relativos aos processos de recuperação nasal, a verdade é que serão removidos pelo próprio paciente, sem particular esforço ou desconforto, com simples água da torneira.

3 - O mito dos edemas 

Também é verdade que surgirão edemas e inchaços no nariz e em redor dos olhos. Mas não são dolorosos como aparentam. Aparecem após a cirurgia e desaparecem em poucos dias – até duas semanas após a intervenção, na maioria dos casos.

4 - O mito do limite de idade

Ao contrário do que se possa pensar, a rinoplastia não é exclusiva aos adultos ou seniores da nossa sociedade. Do ponto de vista médico, considera-se segura a realização de uma rinoplastia em pacientes que tenham concluído o processo de formação da face, especialmente ao nível da sua estrutura óssea. O que ocorre, de um modo geral, a partir dos 14 anos.

5 - O mito do esforço associado à remoção das suturas

E finalmente quanto às suturas: habitualmente as suturas que os cirurgiões utilizam  no interior do nariz são reabsorvidas em poucas semanas .

O seu cirurgião vão moritorizá-las de perto e removê-las se a absorção fôr mais demorada que o normal. A tala que fixará a posição do nariz pós-intervencionado - normalmente é removida aos 7. 

O processo de recuperação é, um processo natural que decorre por si só graças às capacidades regenerativas do corpo humano.

No essencial, os cuidados a ter quando se sujeita a uma rinoplastia devem ser encarados de forma rigorosa. Mas os mitos que orbitam em torno desta intervenção são - muito - superiores à taxa de esforço que o procedimento envolve. Tudo correrá bem se escolher profissionais de excelência. Se nunca negligenciar os conselhos do seu cirurgião, antes e depois da intervenção. E se garantir que, até à rinoplastia, não resta margem para disparidades entre expectativas e resultado final.

Caso restem dúvidas, contate-nos diretamente para o +351 213932810 e descubra ainda hoje como harmonizar as linhas do seu rosto.