MARCAR CONSULTA   PT   |   EN

MARCAR CONSULTA        GERAL@CLINICAIN.PT        213 932 810      (Chamada para rede fixa nacional)      -      PT   |   EN

Ginecologia

A Ginecologia é uma especialidade médico-cirúrgica que está direcionada para o diagnóstico e tratamento das doenças e distúrbios relacionados com os orgãos do aparelho reprodutor feminino: vulva, vagina, útero, anexos (ovários e trompas de Falópio) e glândulas mamárias. É uma ciência que visa proporcionar a saúde íntima da mulher, através de rastreios, técnicas diagnósticas e tratamentos médico-cirúrgicos na abordagem de diversas patologias.

Em consulta, a observação clínica é essencial e deve ser apoiada de exames de imagem, como a ecografia ginecológica e caso haja necessidade, a realização de biópsias. A promoção do rastreio do cancro da mama e do colo do útero, bem como realização de planeamento familiar, através de pílulas (contraceção hormonal oral) ou de outros métodos como os dispositivos intra-uterinos (métodos reversíveis e de longa duração) é outro objectivo da consulta. Mais recentemente, a Ginecologia também tem evoluído na vertente estética, que associa o bem-estar e a melhoria da autoestima através da reconstrução vulvovaginal para correção de prolapsos, cicatrizes ou assimetrias anatómicas.

As patologias do foro ginecológico mais frequentes na adolescência/idade jovem são as dores (dismenorreia) e irregularidades menstruais (amenorréia, oligoamenorreia) e doenças sexualmente transmissíveis, traduzidas predominantemente por vulvovaginites infeciosas e doença inflamatória pélvica; na idade adulta são os miomas uterinos, pólipos endometriais, endometriose, nódulos mamários e infertilidade; na idade geriátrica e peri/pós- menopausa a incontinência urinária, prolapso vulvovaginal e o cancro ginecológico, maioritariamente evitável através de uma vigilância regular.